VW MAN Veneza Diesel Automóveis

VENDAS // PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA

Transporte escolar

Uma Pesquisa de Caracterização do Transporte Escolar (Ceftru/FNDE) revelou que as condições para o transporte escolar são precárias.

Rotas longas, estradas malconservadas, atoleiros em época de chuva e poeira em época de seca, além, é claro, de veículos velhos e em más condições, que fazem parte do cotidiano de mais de 6,7 milhões de alunos que residem ou estudam em escolas das regiões rurais do País.

Com a preocupação de transformar essa realidade, o governo federal lançou em 2007 o programa Caminho da Escola, que busca renovar a frota de veículos utilizados para o transporte rural e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes em todo o Brasil.

O programa consiste na aquisição de veículos zero-quilômetro padronizados para o transporte escolar.

Existem três maneiras para estados e municípios participarem do programa: com recursos próprios, bastando aderir ao Registro de Preços realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece linha de crédito especial.

Na primeira e segunda fases do Programa Caminho da Escola, realizadas entre 2008 e 2009, a MAN Latin America comercializou aproximadamente 2.000 unidades do modelo 15.190 EOD.

Em março de 2010, iniciou-se uma nova fase do programa Caminho da Escola previsto para 5.000 novos veículos. Os veículos são divididos em três categorias, com características técnicas similares aos veículos da segunda fase do programa. Apresentam características especiais, como: equipamentos de acessibilidade, porta larga, GPS, vidros temperados verdes, dispositivos passa-balsa, duas lixeiras, rede acima e nas costas dos assentos para acomodação do material escolar, bloqueio de diferencial, chassi mais alto e balanço dianteiro e traseiro reduzidos.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA